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15 de set de 2023

Como aumentar o engajamento dos colaboradores no trabalho

Um dos maiores desafios que os empregadores enfrentam atualmente é de como aumentar o engajamento dos colaboradores no trabalho.

Independentemente do setor que você atua ou pretende atuar, o fato é que a empresa só tem a ganhar ao investir no engajamento dos colaboradores. Isso porque, um colaborador envolvido com suas atividades tem um grande potencial de aumentar sua produtividade.

Continue lendo este artigo para entender os tipos e níveis de engajamento, examinar quais fatores o impulsionam, e descobrir como desenvolver um plano de engajamento de funcionários que atenda às necessidades da sua empresa e estimule seu crescimento.

O que é o engajamento dos colaboradores?

O engajamento dos colaboradores inclui conexões com colegas de trabalho, sede pelo seu crescimento profissional, dedicação à empresa, entre outros.

Quando os colaboradores têm um relacionamento positivo com os seus colegas de trabalho, um entendimento claro das expectativas de seus empregadores, incentivos pessoais, como promoções, e contam com ferramentas e treinamento adequados, eles podem manter um alto nível de engajamento e desempenho

Um colaborador não apenas seguirá as suas demandas e responsabilidades diárias, mas também estará empenhado em encontrar soluções inovadoras que beneficiem toda a empresa.

Níveis de engajamento dos colaboradores

O engajamento reflete diretamente no interesse do funcionário no trabalho. No entanto, diversos fatores no local de trabalho podem contribuir para que o seu envolvimento seja maior ou menor.

Podemos dividir o engajamento dos colaboradores em três níveis, que são:

Engajado: funcionários que possuem uma ética de trabalho sólida que geralmente atendem às expectativas;

Pouco engajado: funcionários apáticos ou indiferentes;

Desengajado: funcionários que pouco se esforçam para criar conexões ou evoluir como profissionais dentro da empresa.

Funcionários ativamente engajados têm o poder de inspirar seus colegas de trabalho a um envolvimento mais profundo e a melhores contribuições, claro, desde que a empresa também entenda a importância de se criar uma cultura em que todos se sintam conectados e valorizados.

Por que o envolvimento dos funcionários é importante?

O envolvimento positivo é vital para a saúde de uma empresa. Dessa forma, os colaboradores engajados:

Em contrapartida, a falta de envolvimento dos colaboradores pode levar à apatia. Os funcionários desengajados sentem que são apenas engrenagens da máquina e não têm interesse no resultado de um trabalho ou projeto específico.

6 estratégias de envolvimento dos colaboradores

Algumas estratégias são extremamente eficientes para o melhor envolvimento entre colaboradores e empresa.

Confira algumas:

1. Faça um bom onboarding

É mais fácil criar uma boa primeira impressão quando um novo funcionário entra em uma empresa do que reparar uma impressão negativa. Portanto, verifique se sua equipe de onboarding fornece uma experiência de integração eficiente e amigável.

Alguns passos para um bom processo de onboarding são:

O onboarding é uma ferramenta extremamente funcional não só para integrar um novo colaborador à rotina da empresa, mas também, para que ele perceba a valorização que cada um tem.

2. Garanta uma comunicação aberta

Manter os seus colaboradores atualizados com tudo o que acontece com a equipe ou a empresa fará com que eles se sintam participantes ativos da vida corporativa, aumentando seu envolvimento. Essas atualizações podem incluir reuniões regulares, briefings e comunicados por e-mail.

No entanto, evite a sobrecarga de informações. Isso pode fazer com que um efeito contrário seja surtido, afastando os colaboradores em vez de aproximá-los.

Sendo assim, é vital ser direto e pensar no que seus funcionários querem e precisam saber.

3. Facilite a aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores

É preciso entender a importância do desenvolvimento contínuo da sua equipe. Esse desenvolvimento tem o objetivo de manter os colaboradores sempre atualizados, capacitados e, claro, motivados.

Ao promover oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, a empresa demonstra que está investindo no potencial dos seus colaboradores e, principalmente, que se preocupa com seus funcionários e entende o seu valor.

4. Peça feedback dos funcionários

Todo mundo gosta de sentir que sua voz conta, portanto, a comunicação não deve ser um processo unidirecional. Ouvir o que os colaboradores têm a dizer mostra que você valoriza suas opiniões, e isso aumenta e muito o seu engajamento.

Fornecer formulários de feedback ou pesquisas de envolvimento é uma boa maneira de descobrir o que seus funcionários pensam, desde que você reconheça o feedback e implemente mudanças sempre que possível.

5. Reconheça e recompense conquistas

Elogie e reconheça o funcionário por um trabalho bem feito. Isso demonstra que a empresa valoriza suas contribuições e esforços. Esse reconhecimento geralmente é correspondido pelo aumento do envolvimento dos colaboradores.

Existem inúmeras maneiras de reconhecer conquistas, variando de um simples reconhecimento verbal, parabenizando o colaborador por um bom trabalho e enfatizando que a sua participação fez a diferença para o sucesso de um projeto; até mesmo uma bonificação no mês por ele ter batido alguma meta.

6. Ofereça oportunidades para progressão na carreira

Uma empresa com um caminho claro e alcançável para progressão na carreira garante a retenção de profissionais de alta performance.

Um regular e transparente processo de promoção, além de discussões sinceras durante análises e avaliações de desempenho pode tranquilizar os funcionários em saber que sua empresa tem espaço para crescimento na carreira.  

Se funcionários ambiciosos não puderem ver oportunidades de progresso em suas funções atuais, é improvável que trabalhem em todo o seu potencial ou se comprometam com a empresa.

Como medir o envolvimento dos colaboradores

O envolvimento dos colaboradores pode parecer intangível e difícil de quantificar sem as ferramentas certas, porém, com pesquisas, discussões em pequenos grupos e reuniões individuais, você consegue medir tal relação.

Duas maneiras de medir o envolvimento dos colabores são:

Conclusão

Podemos perceber com o decorrer deste artigo que o envolvimento dos colaboradores é um relacionamento em constante mudança que requer cuidados regulares. É também um dos investimentos mais críticos que um empregador pode fazer no crescimento e sucesso de seus negócios.

Por isso, é necessário que sua equipe de gestão pense nas melhores estratégias possíveis para captação, promoção e retenção de colaboradores, assim, as tarefas do dia a dia da sua empresa serão sempre executadas da maneira mais eficiente possível.

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