Publicações
KNN Brasil
KNN Brasil
Empreendedorismo
12 de set de 2023

ROI - Descomplicando o termo

O retorno sobre investimento, mais conhecido como ROI, é um dos mais importantes indicadores financeiros para ser usado em sua escola.

É fundamental que seja considerado o ROI antes de dar o start (iniciar) qualquer projeto, visto que, determinados investimentos podem trazer prejuízos ao invés de lucro. 

Continue lendo o artigo para saber mais sobre ROI e receber dicas de como utilizar o indicador para tomar decisões mais assertivas.

O que é ROI?

ROI (Return On Investment – Retorno sobre investimento) é de modo geral, um indicador que permite identificar quais ações são mais propícias a receberem investimento de valor monetário, com objetivo de gerar maior lucratividade para a escola.

Tem como principal objetivo avaliar projetos, lançamento de novo produto ou outras iniciativas que necessitam de investimento, a fim de, verificar se haverá o retorno adequado que justifique aplicar esses recursos da escola nessa caminhada.

Trouxemos algumas ações que podem te ajudar a mensurar onde é ou pode ser aplicado ROI, confira:

A importância de calcular o ROI

Calcular o ROI permite que sua escola desdobre projetos de maneira mais eficaz, podendo identificar quais ações futuras terão maior retorno financeiro e evitando o gasto desnecessário, aumentando de forma saudável a lucratividade da sua escola.

Além disso, utilizar o ROI é extremamente benéfico para a identificação de quais áreas, setores ou projetos, necessitam de maior atenção e até mesmo, maior investimento.

Para melhorar o seu entendimento sobre tais possíveis investimentos, aqui vão alguns exemplos que mostram a importância de calcular o ROI:

Calculando ROI na prática

Para fazer o cálculo do ROI é importante que seja utilizado uma fórmula pré-definida para tal indicativo.

A fórmula para calcular o ROI é: ROI = (receita gerada – custos) / custos

Por exemplo, se sua escola tivesse ganho de 200 mil reais em uma ação e o investimento tivesse sido de 20 mil, o lucro seria de 900% de retorno.

Entenda:

ROI no Marketing Digital

Para o marketing digital, calcular o ROI é extremamente importante, pois é a partir deste indicador que é possível identificar quais campanhas ou ações estão performando melhor e consequentemente trazendo melhores resultados.

Com os dados coletados a partir do cálculo do ROI você pode:

ROI como estratégia para promover equipe de alta performance

Recompensar os melhores colaboradores e incentivar o crescimento intelectual/profissional também pode ser realizado por meio de certificações subsidiadas

Partindo do princípio que a maioria das atividades de uma empresa são feitas visando lucro (seja mudança de espaço, compra de equipamentos ou até mesmo uma contratação), o mesmo vale para treinamentos ou ajuda de custo em cursos que irão trazer resultados positivos para a escola.

Alguns exemplos de treinamentos ou ajuda de custo são:

Conclusão

Como visto no decorrer deste artigo, calcular o ROI é essencial para que as ações da sua escola conquistem o retorno lucrativo desejado e possibilitem o desenvolvimento crescente da sua franquia.

Uma das tantas vantagens de investir na KNN Idiomas e se tornar um de nossos franqueados, é contar com o suporte vitalício para todos os setores, suporte este, que garante o sucesso de todas as nossas franquias.

Não esqueça de que para que o cálculo resulte de forma correta, é necessário que seja feita a fórmula pré-definida para o mesmo.

KNN Brasil

58 publicações

Este é o seu portal de notícias oficial da KNN Franchising.

Aqui estão todos os lançamentos, novidades, dicas e informações da franquia de idiomas que mais cresce no país.

Gostaria de continuar lendo?

Separamos outras publicações incríveis para você ler também.

Kim Fuchs
Kim Fuchs
Empreendedorismo

Prepare Sua Empresa para o Ano-Novo com Esse Passo a Passo

Edilene Bogo
Edilene Bogo
Curiosidades

Idiomas no Contexto Corporativo: Benefícios de Treinamentos EaD

Kim Fuchs
Kim Fuchs
Empreendedorismo

Qual a Diferença Entre Franqueado e Franqueador?